Trabalhadores rurais apostam na pecuária leiteira como garantia de futuro

Atividade é responsável por 40% dos postos de trabalho no campo no BrasilA pecuária de leite é responsável por 40% dos postos de trabalho no campo no Brasil. O país conta, atualmente, com cerca de 1,4 milhão de propriedades com atividade leiteira. Uma delas pertence ao pecuarista Renato Oliveira. A fazenda Baixadinha, que está localizada no município de Conceição das Alagoas, em Minas Gerais, produz dois mil litros de leite por dia. São 600 cabeças de gado gir leiteiro e girolando em 250 hectares. A fazenda produz, ainda, tourinhos para venda. Oliveira relata que o v

? Depois das 18h, 19h, a gente descansa. Mas sempre acontece alguma coisa, alguma emergência para resolver. Algum problema sempre pode acontecer ? conta.

Nove funcionários lidam diretamente com o gado diariamente. Dois deles são casados e suas esposas também trabalham na fazenda. Elas são responsáveis pela cozinha e os salários são independentes da remuneração dos maridos. O ganho médio mensal dos colaboradores gira em torno de R$ 1,2 mil. O administrador Vítor Sérgio Alves de Freitas diz que a vida na fazenda vale a pena.

? Na cidade não há tantas vantagens quanto no campo, hoje em dia ? aponta.

O auxiliar geral Percival Martins dos Santos pretende juntar dinheiro para voltar a viver com a família, que mora no Maranhão. Ele acredita que no meio rural é mais fácil fazer economia.

? Na cidade, você paga aluguel e outras coisas. Na fazenda não tem onde gastar ? opina.

Longe das tentações do consumismo, sem despesas com aluguel ou transporte, trabalhar no campo é fonte de renda. Para Renato, é uma chance de crescer.

? É oportunidade para trabalhar e economizar. É possível fazer um pé de meia para a vida ? conclui.