Plano de Agricultura de Baixo Carbono terá recursos do Fundo Clima

Orçamento de R$ 484,7 mil será destinado à elaboração de material para apoio a produtores rurais e técnicos agropecuáriosO Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento assinou termo de cooperação com o Fundo Nacional Sobre Mudança do Clima para aumentar a capacitação e divulgação do Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC). O orçamento liberado, no valor de R$ 484,7 mil, será destinado à elaboração de material técnico e de divulgação para apoio a produtores rurais e técnicos agropecuários.

O projeto foi desenvolvido para superar a falta de informações sobre as práticas de agricultura sustentável. Para os idealizadores, a multiplicação da informação é uma maneira de desenvolver competências e disseminar conhecimento tecnológico. Com mais produtores e técnicos capacitados, torna-se mais viável o cumprimento dos princípios da Política Nacional de Mudanças Climáticas e o estabelecimento de uma agricultura de baixa emissão de carbono.

Com o recurso liberado será preparado material de divulgação e capacitação nas tecnologias do Plano ABC, como Recuperação de Pastagens Degradadas, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, Sistema de Plantio Direto, Fixação Biológica de Nitrogênio, Florestas Plantadas e Tratamento de Dejetos Animais. A disponibilização do recurso foi possível devido ao apoio do Ministério do Meio Ambiente, responsável pela gestão Plano Clima.