Pequenos produtores aderem ao programa Venda de Balcão em Goiás

Pecuaristas conseguem adquirir milho a preços acessíveis para alimentar os animaisEm Goiás, pequenos produtores estão aderindo ao programa Venda de Balcão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Com isso, eles adquirem milho a preços acessíveis para alimentar o plantel de bovinos, suínos e aves.

O produtor rural Ruiter Tavares tem uma granja de galinhas de postura em Santa Helena de Goiás. O plantel formado por 12 mil aves produz em média 660 dúzias de ovos por dia. O produtor chega a utilizar 20 toneladas de milho para alimentar as aves. Apesar dos altos preços do grão, a compra ficou mais fácil por meio do programa Venda de Balcão da Conab. O pequeno produtor foi o primeiro na região sudoeste de Goiás a se inscrever.

? Vai ajudar muito. Vai atender o meu consumo de milho em até 80%, com esse preço melhor ? relata Tavares.

O programa que já funciona em outras três cidades visa facilitar o acesso ao produto e evitar atravessadores.

? Ele poderá adquirir seus insumos mensalmente, para suprir as suas demandas, por preços acessíveis. É um programa destinado a pequenos criadores que muitas vezes não tem acesso as bolsas de mercadorias, aos grandes leilões, por isso é limitado a 14 mil quilos por mês ? explica o gerente da Conab Rio Verde, Marilson Campos.

Segundo a Conab os estoques são suficientes para atender a demanda. Os silos tem capacidade para abrigar cerca de 30 mil toneladas de milho. A saca está sendo vendida a quase R$ 23,00. Mas de acordo com o gerente a intenção não é competir com grandes empresas.

? Nós pretendemos sim tem uma venda direta do governo federal a pequenos criadores, a preços acessíveis, são preços de mercado. O produto é vendido com preços realizados nos grandes leiloes relata Campos.

O pecuarista Miguel Gomes tem 80 cabeças de gado de corte na propriedade de 35 hectares. Ele também foi à Conab para se inscrever no programa.

? A vantagem principal é a disponibilidade o ano todo. Como pequeno produtor você não tem grandes espaços para armazenagem e com esse programa nos podemos viabilizar aquisição mensal sem preocupação com ter ou não ter estoque, haverá sempre disponível na Conab ? aponta o produtor.

Para participar é fácil, basta que o pequeno criador de suínos, aves ou gado preencha uma ficha na Conab e leve a uma entidade de classe para certificar as declarações. O Sindicato Rural em Rio Verde faz parte desse trabalho.

? A gente vê positivamente porque nós também precisamos esvaziar os estoques do governo para poder preparar os armazéns para a próxima safra. Nós fazemos uma triagem desse produtor rural para saber se ele é pequeno produtor, dai ele consegue fazer a compra de balcão via Conab ? explica o assessor técnico do sindicato, Alexandre Câmara Bernardes.