Encontro no Rio Grande do Sul vai discutir a entrada do pêssego argentino no Brasil

Sindicato do setor se reúne com a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo nesta segunda, dia 21A Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) participará, na segunda, dia 21, a partir das 9h, de uma reunião na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) que tratará da entrada de pêssego argentino no país. A presença da SDR no encontro foi confirmada, nessa terça, dia 16, em evento na Embrapa Clima Temperado, entre o titular da pasta, Ivar Pavan, com o presidente do Sindicato da Indústria de Doces e Conservas Alimentícias de Pelotas (Sindocopel), Pau

O encontro na Fiergs será uma tentativa de negociar o acordo feito em 2008 para que entrassem somente 10,5 milhões de latas de pêssego em conserva no Brasil, até agora ingressaram cerca de 13 milhões. A expectativa do secretário Ivar Pavan e dos organizadores é que se obtenha o encaminhamento conjunto entre Brasil e Argentina com relação às questões internacionais das cadeias produtoras de pêssego dos dois países. A região de Pelotas (RS) é a principal produtora da fruta no Brasil e a base da produção vem da agricultura familiar.

Para a reunião virá, da Argentina, uma delegação composta por integrantes da Cafim (Câmara da Fruta Industrializada de Mendoza), indústrias e produtores de pêssego e representantes do Ministério de Produção do Governo de Mendoza e do Ministério da Indústria e Comércio da Argentina. Da pauta constam a revisão do “Acordo de Cooperação” firmado entre as indústrias produtoras de pêssego argentinas e brasileiras para 2012/2013.

Além disso, serão debatidas a elevação da Tarifa Externa Comum, TEC de 35% para o Mercosul, a análise da situação e posicionamento do Paraguai com relação ao assunto, a criação da Nomenclatura Específica (NCM) para a polpa de pêssego concentrada e medidas de promoção para aumento de consumo de pêssegos em calda no Brasil.

Na quarta, dia 16, participaram também do encontro o chefe geral de Embrapa Clima Temperado, Clenio Pillon, a diretora regional de Emater, Karin Peglow, os diretores administrativo da Ceasa, Paulo Tavares e de Cooperativismo da SDR, Gervásio Plucinski.