Secretário de Agricultura do Rio de Janeiro afirma que produção leiteira fluminense deve dar um salto em 2012

Segundo Christino Áureo, instalação de novas empresas do setor lácteo no Estado são estímulo a concorrência, o que deve elevar o padrão de preço do produtoEm 2012, a produção leiteira do Rio de Janeiro deve dar um salto. A afirmação foi feita pelo secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, durante encontro promovido pela Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Faerj) em Mangaratiba (RJ), na última semana. No evento, Áureo fez um balanço sobre as atividades da pasta em 2011 e falou sobre as metas para 2012.

A instalação de novas empresas que atuam no setor lácteo no Estado, é vista pelo secretário como estímulo a concorrência pela matéria-prima, que deverá elevar o padrão de preço do produto.

Na ocasião, ele também destacou o restabelecimento da justiça tributária para o setor, os incentivos ficais beneficiando toda a cadeia, as linhas de crédito com juros reduzidos e o acesso à tecnologia genética para melhoria do rebanho, como pontos fundamentais para a recuperação do segmento.

Áureo ainda informou que no próximo ano se dará uma nova etapa na reconstrução da Região Serrana e acrescentou que o Programa Estradas da Produção, bem como as ações de mecanização, receberão R$ 55 milhões no biênio 2012/2013.

? São recursos que o governador Sérgio Cabral já disponibilizou para a secretaria. Como o processo de reconstrução da Região Serrana vai continuar estamos incorporando, sob a forma de contrato de prestação de serviço, mais 130 máquinas. O contrato será de dois anos prorrogáveis por igual período, mantendo a regularidade dos serviços. Serão quase 300 equipamentos em operação. Assim vamos dar uma resposta muito firme para problemas crônicos e antigos ? explicou.