Mendes Ribeiro Filho abre reunião do Conselho Agropecuário do Sul em Brasília

Ministro destacou a importância dos países membros do Conselho no cenário mundial para o abastecimento de alimentosO ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, atual presidente pro tempore do Conselho Agropecuário do Sul (CAS), recebeu colegas de pasta e representantes da Bolívia, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai na abertura da 21ª Reunião Ordinária do CAS, em Brasília, nesta terça, dia 22. Mendes Ribeiro Filho enfatizou a oportunidade do evento que transcende o Cone Sul, devido à importância dos países membro no cenário internacional diante da questão do abastecimento mundi

? Estamos passando por um ciclo de alta dos preços das commodities agrícolas em função, principalmente, da demanda mundial e das quebras de safras provocadas pelas mudanças climáticas globais. Neste cenário, nossa região se consolida como grande produtora de alimentos, responsável por cerca de 13% de toda produção mundial de grãos e de proteínas de origem animal, contribuindo de forma efetiva para a segurança alimentar do planeta ? concluiu.

O representante do ministro paraguaio, Pánfilo Alberto Ortiz, apresentou um relatório sobre a situação da febre aftosa no seu país. Ele discorreu sobre as causas e consequências do surto da doença no Paraguai, no último mês de setembro.

Nesta quarta, dia 23 de novembro, às 12h, os ministros concedem entrevista coletiva à imprensa. Participam do encontro os ministros da Agricultura do Brasil, Mendes Ribeiro Filho; da Argentina, Julián Domínguez; da Bolívia, Nemesia Achacollo; do Chile, José Antonio Galilea; e representam os ministros do Paraguai e do Uruguai, o diretor geral de Planejamento do ministério paraguaio, Pánfilo Alberto Ortiz, e o vice-ministro uruguaio, Daniel Garín.

O Conselho Agropecuário do Sul (CAS), fundado em 2003, é o foro regional de coordenação e consulta dos ministros da Agricultura da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. O Conselho tem como objetivo promover a articulação do sistema agropecuário desses países, debater e desenvolver ações e políticas públicas para o setor.