Haverá leilão de energia mesmo sem gás ou hidrelétricas, diz Empresa de Pesquisa Energética

Segundo presidente do órgão, há oferta suficiente com as outras fontesO leilão de energia previsto para dezembro não será prejudicado pela falta de oferta de gás natural, segundo o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim. Porém, até o fornecimento gerado por hidrelétricas está ameaçado. Apenas as energias eólica e de biomassa têm a presença garantida no leilão. No caso do gás, o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, tem declarado que a estatal não assinará novos contratos de fornecimento, porque não sabe se terá oferta do

? O leilão está mantido. Nós temos oferta suficiente de energia com as outras fontes. É claro que a gente gostaria de contar também com o gás, mas a gente entende ? afirma Tolmasquim.

O presidente da EPE não vê risco de desabastecimento de gás natural no país.

? Eu não acredito de forma nenhuma que vá faltar gás para o suprimento que se precisa. O que a Petrobras disse é que pode não ter gás para novos projetos. Mas a gente tem uma quantidade de oferta no Brasil de várias fontes e vai tocando com o que tem ? diz.

Tolmasquim também garante que haverá leilão, ainda que não haja oferta de energia gerada por hidrelétricas.

? Vamos ter o leilão mesmo sem hidrelétrica. (A hidrelétrica de) São Manoel não tem mais possibilidade, porque tivemos que cancelar a audiência pública. (A usina de) Sinop ainda a gente tem esperança. O tempo está muito curto agora, mas ainda tem a possibilidade. Vai depender da Secretaria de Meio Ambiente em Mato Grosso ? aponta.

As usinas de São Manoel e de Sinop, ambas em Mato Grosso, vêm enfrentando processos na Justiça por problemas no licenciamento ambiental para as obras e questões legais com etnias indígenas da região.