Cadeias produtivas sustentáveis de Mato Grosso criarão gado leiteiro

Municípios da Operação Arco Verde definiram a opção com unanimidade, nesta sextaA criação de gado bovino leiteiro será adotada pelos agricultores familiares nas cadeias produtivas sustentáveis em quatro municípios integrantes do programa Operação Arco Verde, em Mato Grosso. A bovinocultura de leite foi uma opção unânime, definida nesta sexta, dia 25, em Brasnorte, durante uma reunião do programa coordenada pelo Instituto Nacional de Colonização Agrária (Incra), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Realizada na Câmara Municipal, a reunião, que contou com a participação representantes dos governos federal e municipal, além de lideranças rurais, teve como um dos principais objetivos a definição e o planejamento das cadeias produtivas sustentáveis para desenvolvimento regional e a redução do desmatamento e do passivo ambiental. A Operação Arco Verde é uma ação desenvolvida em 43 municípios campeões em desmatamento e queimadas da Amazônia Legal, dos quais 20 estão situados em Mato Grosso.

Além de Brasnorte, Peixoto de Azevedo, Querência e Colniza realizaram reuniões, também coordenadas pelo Incra, para definir o tipo de produção a ser executada, respectivamente, nos dias 8, 11 e 22 de novembro. Querência foi o único município que optou por duas cadeias produtivas ? criação de bovino para produção de leite e Sistemas Agroflorestais (SAF).