Mídia chinesa critica regra do governo para alimento contaminado

Novo regulamento permite pequenas quantidades de staphylococcus aureus no arroz congelado ou em produtos de massaA mídia estatal chinesa e usuários da internet criticaram o governo nesta sexta, dia 25, por permitir pequenas quantidades de bactérias letais em alimentos congelados. O ministério da saúde chinês divulgou uma série de regras após uma onda de recolhimentos de produtos, inclusive bolinhos feitos pela companhia Synear Food, uma das maiores produtoras de alimentos congelados no país. Os alimentos continham traços da bactéria staphylococcus aureus.

A bactéria, conhecida também como “estafilococo dourado”, pode causar uma série de infecções médias ou severas e outras doenças, inclusive pneumonia e meningite. Sob as regras existentes até então, alimentos precisariam ser recolhidos se qualquer bactéria fosse descoberta. Mas as novas regras anunciadas na quinta, dia 24, vão permitir pequenas quantidades de staphylococcus aureus no arroz congelado ou em produtos de massa.

Um comentário no jornal Diário do Povo, do Partido Comunista, alertou as autoridades para que “atendam à ansiedade pública” depois da revisão das regras, que sucede uma série de escândalos alimentares na China. “Autoridades não podem tentar disfarçar as preocupações públicas com as segurança alimentar”, disse o artigo, assinado por Jiang Yun. “Para reconstituir a credibilidade dos padrões de segurança alimentar, (as autoridades) deveriam considerar tornar os padrões mais abertos e transparentes”, afirma o texto.