Seminário reúne referências em Agroecologia no Rio Grande do Sul

Porto Alegre será sede de encontro entre pesquisadores, extensionistas e produtores rurais que debatem a agricultura sustentávelAcadêmicos, pesquisadores, extensionistas e produtores rurais estarão reunidos na próxima semana, em Porto Alegre (RS), para debater o papel da Agroecologia na promoção do desenvolvimento rural sustentável. De segunda a quarta, dias 28 a 30, ocorrem no auditório Dante Barone, da Assembleia Legislativa, o XI Seminário Internacional sobre Agroecologia e o XII Seminário Estadual sobre Agroecologia, com entrada franca.

Os seminários trarão à Porto Alegre nomes como o professor espanhol, da Universidade de Jaen, Francisco Garrido Pena, o economista e professor da PUC-SP, Ladislau Dowbor, e produtores que obtêm êxito em experiências de produção Agroecológica, como a agricultora familiar de Cerro Grande do Sul, Cristiane Stefanowski.

A atividade traz como tema central “Outro Olhar Para o Desenvolvimento”, e promoverá a reflexão, discussão e a elaboração de propostas sobre os limites do modelo produtivo atual e as possibilidades de se construir novas relações, baseadas nos princípios da Agroecologia. Os painéis e palestras abordarão os limites, necessidades e possibilidades da relação de produção e consumo e um outro olhar para os agroecossistemas, reaprendendo o valor da biodiversidade. Além de levantar os questionamentos sobre onde estamos e para onde vamos, debatendo a soberania, construção e distribuição da riqueza.

Através destas linhas, será oportunizada a discussão entre professores, extensionistas, pesquisadores e produtores, sobre as questões acadêmicas e práticas relacionadas à Agroecologia. Para o diretor técnico da Emater/RS, Gervásio Paulus, o modelo produtivo vigente tem vida curta.

? A sociedade é altamente degradadora, e isto está comprometendo a saúde das pessoas e do planeta. Será que este é o único caminho? Será que não existem outros estilos possíveis de vida e de relação entre ser humano e natureza? ? questiona Paulus.

O XI Seminário Internacional sobre Agroecologia e o XII Seminário Estadual sobre Agroecologia é realizado pela Emater/RS-Ascar, Secretaria de Desenvolvimento Rural, Fepagro, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Embrapa, Assembleia Legislativa e Governo do Estado do Rio Grande do Sul, com promoção da ABA-Agroecologia, Associação dos Servidores da Emater/RS-Ascar, Associação de Engenheiros Agrônomos de Porto Alegre, Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul, Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural, Banrisul, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, Grupo de Agroecologia Terra Sul, Núcleo Ecologia e Agriculturas da Guayí, MA/SFA/CPOrg, Movimento do Pequenos Agricultores, Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul, Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Secretaria Estadual de Meio Ambiente, universidades federais do Rio Grande do Sul e de Santa Maria.