Segundo o presidente da Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia, Carlos Fernandes Tourinho Abreu, a feira possui uma boa diversidade de raças de animais, de bovinos, equinos e caprinos.
? Temos hoje também, promovido pela secretaria de Agricultura, a nossa cadeia produtiva, em que a população que vem aqui vai poder saber como o alimento dele chega à sua mesa ? disse Abreu.
Além da exposição dos animais de pequeno e grande porte, a feira permite a comercialização de máquinas e implementos agrícolas, além das competições.
O criador Roque Arcanjo cria mangalarga marchador há mais de trinta anos e está investindo no melhoramento da raça. As novidades estão expostas em seu estande, ele afirma que está tentando modificar a morfologia do animal.
? Consertando a morfologia e buscando a marcha picada de qualidade. Estou tentando misturar a marcha picada que eu achava que não tinha qualidade com a marcha batida de alta qualidade ? explica Arcanjo.
O criador Rogério Boose deixou o Sul do país há três anos para criar ovinos na Bahia e está satisfeito com o mercado. De acordo com ele, no Estado não há sazonalidade neste setor e isso o atraiu a produzir na Bahia.
? O mercado tá bem, bem promissor. Como eu estou fazendo esse cruzamento com o Santa Inês (raça ovina), eu ponho os carneiros em cima de fêmea Santa Inês e o resultado é excepcional, principalmente para fazer cruzamento industrial que é o meu objetivo ? afirma Boose.
A Fenagro reúne mais de seis mil animais de várias partes do país. Segundo Abreu o número de animais é recorde nesta edição.
? Temos animais de todo o Brasil ? afirma.
Assista ao vídeo da matéria: