Preços agropecuários devem pressionar IGP-DI de novembro

De acordo com a LCA Consultores, preços agropecuários, que serão divulgados no começo de dezembro, devem continuar acelerandoOs preços agropecuários devem continuar acelerando e pressionando para cima o Índice Geral de Preços ? Disponibilidade Interna (IGP-DI) deste mês, a ser divulgado no começo de dezembro, segundo estimativa da LCA Consultores. Em novembro, o IPA Agropecuário subiu 0,60% dentro do Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), após variação de 0,04% em outubro, divulgou nesta terça, dia 29, a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

? Este movimento, avaliamos, poderá elevar os preços dos alimentos no varejo em novembro e, associado à aceleração de preços de Vestuário e Educação, fará com que o IGP-DI de novembro registre taxa em torno de +0,57% ? escreveram os economistas da LCA em relatório.

Em outubro, o IGP-DI ficou em 0,40%, conforme a FGV. Na ponta oposta, a instituição estima que os preços industriais continuarão perdendo ritmo no IGP-DI de novembro, refletindo a desaceleração do minério de ferro e dos produtos químicos.

Segundo a Fundação, o IGP-M registrou alta de 0,50% em novembro, contra 0,53% em outubro. O resultado efetivo ficou acima da variação de 0,42% prevista pela LCA Consultores e também foi superior à mediana de 0,46% encontrada em levantamento realizado pelo AE Projeções com economistas e analistas do mercado financeiro.