Agronegócio brasileiro movimenta US$ 7,9 milhões em feira na China

Participação na Food Hospitality 2011 gerou US$ 2,4 milhões em negócios e expectativa de mais US$ 5,5 milhões para o próximo anoChegou a US$ 2,4 milhões o valor de negócios fechados por empresários brasileiros na Food Hospitality China 2011 (FHC). Para os próximos 12 meses, ainda como resultado da feira, a expectativa é que ainda sejam negociados US$ 5,5 milhões. Os 15 empresários que participaram do encontro tiveram a oportunidade de fortalecer a imagem de produtos brasileiros no mercado chinês, por meio de degustações de produtos nacionais, a exemplo da caipirinha, churrasco, pão de queijo, cafés, vinhos e espumantes.

O estande de 144 metros quadrados recebeu a visita de representantes dos setores de alimentos e bebidas de mais de 30 países. Com o aumento do interesse pelos produtos nacionais, a expectativa dos organizadores é ampliar a participação brasileira no ano que vem.

A China é hoje o principal importador de produtos agropecuários do Brasil. Nos últimos três anos, houve crescimento de 214% nas exportações brasileiras desses produtos para o país, que passaram de US$ 3,5 bilhões em 2007 para US$ 11 bilhões em 2010. O complexo soja (óleo, grão e farelo), o couro wet blue (processado) e as carnes bovina, suína e de aves são os produtos mais importantes da pauta de exportação brasileira para o país asiático.

Além da FHC, a China também realiza o Salon International del Agroalimentaire (SIAL), um dos maiores eventos de alimentos e bebidas no país. O sucesso brasileiro na edição 2011 resultou em um convite para o Brasil ser o país tema do SIAL 2012.