Argentina libera exportação de 2,7 milhões de toneladas de trigo da safra 2010/2011

Com a inclusão deste volume, total do período chegará a 11,1 milhões de toneladasO governo da Argentina autorizou exportações de 2,7 milhões de toneladas de trigo da safra 2010/2011. Com mais esse volume, a exportação total do produto da última safra chegará a 11,1 milhões de toneladas. Conforme o ministro de Agricultura, Julián Domínguez, outros 6,5 milhões de toneladas foram reservadas para o consumo interno e estoque.

? A decisão da presidente (Cristina Kirchner) é de uma abertura de 2,7 milhões de toneladas de trigo, equivalentes a US$ 540 milhões ? disse.

Domínguez afirma que a safra 2011/2012, que começa a ser colhida em dezembro, chegará a 13,5 milhões de toneladas, abaixo, portanto, dos 15,8 milhões de toneladas produzidas em 2010/2011. Ele pede aos produtores que declarem o volume de produto de que dispõem para agilizar as autorizações de exportações. O ministro explica que o governo pretende conhecer o estoque a cada três meses, para ampliar as autorizações de embarques.

A produção de milho, por sua vez, poderá chegar a 30 milhões de toneladas, alcançando um novo recorde, conforme Domínguez. A Argentina é um dos maiores produtores mundiais de milho e trigo, mas o governo de Cristina Kirchner mantém um rigoroso controle das vendas externas dos alimentos, como forma de manter os preços para o consumo doméstico.