Com o calor, será possível aquecer os fornos, acionar as turbinas e, arrisca Ruy Hülse, um possível uso doméstico.
? Sou otimista para o uso não somente como fonte de energia, mas como fonte de calor e matéria-prima a partir dos resíduos da gaseificação. Daria uma importante projeção ao carvão ? atesta.
Produzir gás, energia limpa, a partir do carvão, mineral gerador de polêmicas ambientais, é apenas uma maneira de compensar uma poluição centenária ocasionada pela extração na região sul do Estado, ressalta Hülse.
Isso porque o crescimento da atividade extratora implica na abertura de novas minas, e com ela novas polêmicas.
Conforme o presidente do Siecesc, atualmente, para atender a Tractebel, compradora do carvão do Sul do Estado, existe um plano para os próximos 10 anos de abertura de nove minas.
? Tudo isso será feito com planos diretores e vamos procurar entendimento. Mas é impossível ignorar que tudo isso vem ao encontro de novos mercados e um futuro promissor para o carvão ? projeta.
Cadeia ganha com certificação ISO 14000
A cadeia produtiva de extração teve um ganho significativo também com a certificação ambiental das empresas carboníferas com ISO 14000.
A proximidade entre mineradoras e Ministério Público (MP) para ajustes na estrutura e cronograma de execução da sentença para recuperação de áreas degradadas foi importante para a melhora da imagem e respaldo para implementação de novos projetos.
Nos planos do empresário Alfredo Gazzola, 2009 será um ano de trabalho pesado na Carbonífera Criciúma.
? Vamos nos preparar para uma mineração mais positiva, dentro dos parâmetros ambientais e dos despachos do Ministério Público que são inerentes a mineração ? afirma.
Nas Empresas Rio Deserto, as questões ambientais tiveram grandes avanços, revela a gerente de sistema integrado de gestão Rosimere Redivo. Além da conclusão da execução de um termo de Ajuste de Conduta (TAC) em junho, a mineradora trabalha na instalação de três novas unidades dentro dos padrões de gestão integrada: qualidade ISO 9000, meio ambiente ISO 14000 e segurança ISO 18000.
? Será um desafio começar certo e com as três normas paralelas. Os funcionários estarão bem treinados dentro da estratégia da empresa, as unidades já terão Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), pátio revegetado, entre outras ações ? enumera Rosimere.