Segundo Carolina, os congressistas tentaram fechar um grande acordo entre todos os líderes para tentar a votação ainda nesta quarta, dia 30, mas o regimento interno do Senado diz que o acordo deve ser unânime e o PSOL se posicionou contra.
Para Carolina o texto deve ser lido nesta quarta no Plenário do Senado, mas votado em outra oportunidade. Assim, o novo texto do Código Florestal deverá ser votado na Câmara somente em 2012, pois não haverá agenda para que a matéria possa ser votada a tempo. De acordo com a jornalista, o que ocorreu nessa terça no Plenário foi um “cochilo” dos governistas.
? Os governistas achavam que estava tudo muito acertado e que o texto seria lido sem problemas. O presidente do Senado José Sarney chegou a sair da sessão e passou para o controle da senadora Marta Suplicy (PT-SP) que não teve pulso suficiente para levar a sessão até o fim e impedir essa manobra regimental do PSOL ? afirma Carolina.
A jornalista disse ainda que dificilmente o Plenário do Senado terá quórum nesta quinta, dia 1º de dezembro, para que seja possível a votação de um assunto tão importante.
>>> Assim que a votação do Código Florestal começar no Plenário do Senado, você pode acompanhar pelo portal RuralBR. No site, você pode assistir à transmissão em vídeo e também ao minuto a minuto do debate.
>> Confira mais informações sobre o Código Florestal no site especial