Exportação menor de carnes e açúcar causa queda de 5% na produção da indústria de alimentos

Embargo aos produtos brasileiros e crise na Europa são principais causas do recuo, afirma IBGEA dificuldade na exportação de carnes e açúcar foi a principal causa da queda de 5% na produção do setor de alimentos na passagem de setembro para outubro, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado acabou anulando o ganho de 3,1% registrado pela atividade no mês anterior.

– Muito dessa perda pode estar atrelada ao complexo de carnes. Em função do embargo a produtos brasileiros e da crise na Europa, a indústria vem tendo dificuldade de exportar os produtos – afirma o gerente da Coordenação de Indústria do IBGE, André Macedo.

A queda nos alimentos foi o principal impacto negativo no recuo de 0,6% da indústria em outubro em relação a setembro. Junto com o de veículos automotores, o setor tem um dos maiores pesos na produção industrial nacional.

“Os veículos automotores representam um peso de cerca de 10% (na produção), assim como os alimentos. São as influências mais pesadas na produção como um todo – disse Macedo.