Setor sucroenergético quer dobrar de tamanho até 2020

Unica afirma que meta só pode ser atingida com a introdução de políticas públicasDe acordo com a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), o setor sucroenergético brasileiro, reconhecido mundialmente como protagonista do mais bem sucedido projeto de substituição de combustíveis fósseis por renováveis do planeta, tem todas as condições para dobrar de tamanho até 2020 e atender à demanda por seus produtos, que continua crescendo fortemente dentro e fora do Brasil. No entanto, a Unica afirma que esse crescimento só pode se concretizar com a introdução de políticas públicas

Essa foi a mensagem central do jantar organizado nesta terça, dia 6, em Brasília (DF) pela Unica, que recebeu cerca de 200 convidados no centro de eventos Unique Palace. Na ocasião foi lançado o “Movimento Mais Etanol”, campanha que visa impulsionar a produção de cana-de-açúcar no Brasil.

Na apresentação conduzida pelo presidente da UNICA, Marcos Jank, a necessidade de políticas públicas que restabeleçam e consolidem a competitividade do etanol hidratado foi mostrada aos convidados em detalhes. Ao destacar os objetivos da campanha, Jank apontou a consolidação do etanol como tema estratégico para a economia, o meio ambiente e o próprio futuro do país.

-É preciso concentrar o diálogo nos fundamentos positivos do setor sucroenergético, e nas perspectivas de ganhos econômicos, ambientais e sociais, que só vão se concretizar se acontecer a retomada do crescimento que todos desejamos. Essa retomada depende de políticas públicas fundamentais para o crescimento sustentável do setor – afirma Jank.

A longa lista de benefícios gerados pela produção e uso do etanol em larga escala no Brasil inclui a geração de mais de um milhão de empregos, a interiorização do desenvolvimento, o estímulo à tecnologia nacional, a geração de divisas por meio da exportação e reconhecidos impactos na saúde pública, com a queda no número de casos de doenças respiratórias e mortes na medida em que aumenta o uso do etanol em áreas urbanas.

O principal destaque do setor é o reconhecimento mundial do etanol de cana-de-açúcar como o mais avançado biocombustível do planeta na mitigação do aquecimento global, ao reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa em até 90% se comparado com a gasolina. Por tudo isso, a Unica estranha a forma como o sistema tributário brasileiro vem privilegiando a gasolina nos últimos anos.