Municípios do Paraná oferecem incentivo a produtores para recomposição de áreas verdes

Expectativa das autoridades é de maior mobilização após aprovação do novo Código FlorestalMunicípios do Paraná incentivam os produtores rurais a recompor áreas degradagas, tendo em vista o Código Florestal atual. Com a aprovação do novo texto no Plenário do Senado, a expectativa das autoridades é de que a participação dos agricultores aumente. Em Cambé, são distribuídas mudas de espécies nativas. Segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente do município, Claudiney Gloor, em 2010, foram doados cerca de 30 mil pés.

– Houve uma busca inicial muito grande e, devido às discussões do novo Código, sentimos uma redução. Já no ano que vem, os produtores devem voltar a nos procurar – diz.
 
Alguns municípios oferecem incentivos financeiros aos produtores que optam pelo reflorestamento. É o caso de Apucarana, onde é realizado o projeto Oasis.

– É dada uma pequena remuneração para quem recompõe a mata nativa e Reserva Legal. É um incentivo. Eu já tenho área averbada, mas tive que fazer em um pequeno trecho. Plantei mais de 300 árvores – explica o presidente do Sindicato Rural de Apucarana, Jorge Nishikawa.

As bacias dos rios Tibagi, Ivaí e Pirapó, que abastecem Apucurana, Maringá e região, já são beneficiadas com a volta das florestas, por meio do projeto.

>> Confira mais informações sobre o Código Florestal no site especial