Ministério da Agricultura cancela leilões após suspeita de fraude

Órgão afirma que suposto acordo entre empresas será investigadoO Ministério da Agricultura suspendeu os dois leilões de Prêmio de Escoamento de Produto (PEP) e um de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro) para trigo que estavam marcados para esta quarta, dia 7, após suspeita de que haveria acordo entre empresas para fraudar a operação.

Por meio dos leilões, o governo concede uma subvenção a produtores e/ou empresas para estimular a comercialização da safra nacional. O subsídio pressupõe o pagamento de um preço mínimo pelo trigo brasileiro. A assessoria de imprensa do Ministério da Agricultura informou que o cancelamento aconteceu por precaução e que as suspeitas serão averiguadas.

O governo concederia subsídio equivalente a 80 mil toneladas em PEP para escoamento dentro do país (exceção do Estado onde o trigo foi produzido), 250 mil toneladas em PEP para o Nordeste e mercado externo e 30 mil toneladas em Pepro. Segundo o Ministério, os leilões de prêmios, programados para acontecer quinzenalmente até o final de fevereiro, serão retomados.