A liberdade pela metade é como a meia verdade, diz ministro do STF

Carlos Ayres Britto participou do lançamento do novo Guia de Ética e Autorregulamentação Jornalística dos veículos de comunicação do Grupo RBS"Liberdade de expressão e transparência pública" foram os temas de debate durante o lançamento do novo Guia de Ética e Autorregulamentação Jornalística dos veículos de comunicação do Grupo RBS, nesta sexta, dia 9, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O ministro do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Britto, um dos principais defensores da liberdade de expressão no Brasil, ministrou palestra durante o evento.

– A liberdade pela metade é como a meia verdade. A meia verdade é uma inverdade inteira. Ou a liberdade de imprensa é plena. Como diz a Constituição, no artigo 220, parágrafo primeiro,  esse adjetivo está expressamente usado. É plena a liberdade de comunicação jornalística ou nós vamos fazer um jogo de cena jurídico. Dar com uma mão e tirar com a outra. Uma espécie de prestidigitação como fazem os mágicos. E a Constituição foi feita para valer – explanou.
 
E foi pensando nesse jornalismo livre e transparente que o Grupo RBS lançou seu quarto guia de ética e autorregulamentação jornalística. O documento traz a linha editorial da empresa para os 1,2 mil profissionais dos  jornais, rádios, emissoras de televisão e sites do grupo de comunicação. Além disso, o manual ainda aponta como fundamentais os canais de diálogo com o público, como conselhos e ouvidorias.

– Nós entendemos que, dentro desse contexto de liberdade de expressão, o nosso processo tem que ser feito direto com o público e do público conosco. E esse painel, com a presença do ministro Ayres Britto, solidificou e ratificou essa visão a liberdade. Não existe liberdade absoluta, mas sim, no caso da liberdade de imprensa e de informação, deve existir uma conexão muito forte entre quem faz a informação e quem a recebe.  Essa conexão tem que ser direta – afirmou o presidente do Grupo RBS, Nelson Sirotsky.
 
Destaques entre as orientações:

COMPROMISSO – O primeiro dever do jornalismo é a busca da verdade
ÉTICA – O compromisso de fazer a coisa certa em qualquer circunstância
MUNDO DIGITAL – As novas plataformas seguem os mesmos princípios éticos que orientam os demais veículos
PUBLICIDADE – A RBS separa claramente os seus espaços jornalísticos dos destinados à publicidade
AUTORREGULAMENTAÇÃO –  A empresa adota mecanismos e procedimentos autorregulatórios. São ferramentas como avaliações externas e direito de resposta
LIBERDADE DE EXPRESSÃO – A imprensa livre é condição fundamental para que as sociedades resolvam os seus conflitos, promovam o bem-estar e protejam sua liberdade

O conteúdo completo do guia também está disponível no site do Grupo RBS.