DuPont diz que venceu disputa judicial contra Monsanto sobre patentes de soja

Monsanto processou a DuPont em maio de 2009 por violação de patenteA companhia química norte-americana DuPont afirmou nesta quinta, dia 15, que um painel de arbitragem nos Estados Unidos decidiu em seu favor na disputa judicial com a concorrente Monsanto sobre violação de patentes de sementes de soja. O conflito envolve a unidade de sementes da DuPont, Pioneer Hi-Bred.

Durante o verão, a DuPont adiou indefinidamente o lançamento comercial da semente de soja transgênica em questão. A Pioneer Hi-Bred vinha dizendo ao mercado que vai lançar a soja Optimum GAT em 2013 ou 2014. Mas a semente, cujo lançamento já foi adiado outras vezes, é controversa porque a DuPont está usando um gene da Monsanto sem autorização.

A Monsanto processou a DuPont em maio de 2009 por violação de patente. A recente decisão dos árbitros recusou as acusações da Monsanto, de perdas e danos e de medida cautelar. A decisão escrita é confidencial e o porta-voz da Monsanto ainda não se manifestou sobre o assunto.

– Estamos satisfeitos por continuar a negociar como sempre e deixar essa disputa para trás – disse o presidente da Pioneer, Paul E. Schickler.

Inicialmente, a DuPont apresentou a soja Optimum GAT aos produtores como uma alternativa às sementes da Monsanto resistentes ao glifosato, ingrediente ativo no herbicida Roundup da Monsanto. Mas os cientistas da Pioneer acabaram usando o gene Roundup Ready da Monsanto em sua própria variedade tolerante ao glifosato.

A Monsanto argumenta em seu processo que um acordo de licenciamento de 2002 dava à Pioneer o acesso ao gene Roundup Ready, mas proibindo-a de utilizá-lo na mesma planta com qualquer gene tolerante ao glifosato de outra companhia.