Preço da arroba do boi deve aumentar nos Estados Unidos, diz JBS

Wesley Batista acredita que o mercado norte-americano não deve voltar ao patamar visto no passadoO preço da arroba bovina nos Estados Unidos deve aumentar no ano que vem, distanciando-se um pouco do patamar brasileiro, na opinião do presidente da JBS, Wesley Batista.

– O preço deve subir bastante por conta da retenção de matrizes – justificou.

De acordo com Batista, o mercado norte-americano deve apresentar elevação, mas não deve voltar ao patamar visto no passado, quando o preço no Brasil era metade do visto nos Estados Unidos. Sobre o mercado brasileiro, ele acredita que a tendência é de estabilidade das cotações em 2012, considerando o cenário atual.

– Se o câmbio e a demanda interna e externa permanecerem nos níveis atuais, não devemos ter muita diferença no preço da arroba bovina no Brasil para o ano que vem – explicou.

Para ele, não há muito espaço para aumento ou queda.

– Pode ser que o preço da arroba bovina fique um pouco mais barato devido ao maior abate de fêmeas de descarte – observou Batista.

O Brasil terá, de acordo com o executivo, uma maior oferta de animal para ser abatido em 2012, o que pode pressionar a oferta.

– Mas dependerá do câmbio, porque se o dólar desvalorizar novamente a carne será destinada ao mercado interno. Se a demanda local não for suficiente para absorver a oferta, o preço pode cair – analisou.