Governo do Rio Grande do Sul abate animais transportados sem documentação

Cinco terneiras foram apreendidas no interior do município de Morrinhos do SulCinco terneiras, com cerca de 360 quilos cada uma, foram abatidas nesta terça, dia 20, em um abatedouro do Litoral Norte do Rio Grande do Sul. A ação integrou a operação coordenada por fiscais do Departamento de Defesa Sanitária da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Governo do Estado.

Os animais foram apreendidos quando eram transportados em um caminhão com placas de Santa Catarina, sem Guia de Trânsito (GTA) e sem nota fiscal, o que contraria a Lei Estadual 11099. A apreensão ocorreu no final de semana, no interior do município de Morrinhos do Sul.

De acordo com o veterinário Diego Viali dos Santos, que participou da operação, depois de abatidos, os animais foram desossados. A carne deve ficar maturando até esta quarta, dia 21, quando será distribuída a diversas entidades assistenciais do município de Osório.

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio atua em várias equipes no litoral durante o período de veraneio, fiscalizando todas as questões que dizem respeito ao transporte, produção e comércio de produtos de origem animal, com o objetivo de assegurar alimentos em boas condições de consumo aos veranistas.