Cuba usará cana-de-açúcar em nova usina de geração de eletricidade

Inicialmente o objetivo é fornecer a energia necessária para usinas de processamento de açúcar, segundo grupo estatal AzcubaCuba abrirá sua primeira usina de geração de eletricidade usando cana-de-açúcar como matéria prima. A expectativa é atingir 30% de suas necessidades energéticas, informou o jornal oficial Granma.

A usina, que está sendo construída na província de Ciego de Avila, 400 quilômetros a leste de Havana, usará a biomassa da cana-de-açúcar e de áreas florestais, particularmente uma espécie de madeira conhecida como “marabu” e que fornece carvão vegetal de boa qualidade.

Inicialmente o objetivo é fornecer a energia necessária para usinas de processamento de açúcar, disse uma autoridade do grupo estatal de açúcar Azcuba, Angel Mendez, a um comitê parlamentar.

– Elevar a produção de açúcar e eletricidade de uma maneira paralela é a principal prioridade da Azcuba. O objetivo é atender 30% da necessidade de eletricidade do país – completou o Granma.

Em 2005 Cuba lançou um amplo programa para expandir e modernizar seu setor de eletricidade. As informações são da Dow Jones.