Fruticultura cresce 20% no Vale do São Francisco

Setor planeja aumento das áreas plantadas em 2012Produtores do Vale do São Francisco comemoram os bons resultados na fruticultura este ano. O setor cresceu mais de 20% e já planeja aumento das áreas plantadas em 2012. Investidores de outras partes do país estão apostando na fruticultura e nos vinhos produzidos na região.

O produtor Gilmar Secchi planta uva e manga na região há mais de 20 anos. De sua fazenda são exportadas mais de seis milhões de toneladas de manga, e 1,2 milhão de toneladas de uva sem sementes, por ano. Ele comemora o crescimento da produção durante o ano.

A plantação de manga foi a que mais cresceu na fazenda de Gilmar. A área plantada com a fruta deve aumentar 40% em 2012. Já a uva enfrentou problemas com o câmbio e com a produção, mas manteve o equilíbrio.

O Vale do São Francisco apresenta um crescimento populacional acima da média do país. Segundo o secretário de irrigação de Petrolina, em Pernambuco, Newton Matsumoto, a região cresce cerca de 3% ao ano, ou seja, uma média de 10 mil novas pessoas.

Com o mercado aquecido, a necessidade de mão de obra aumenta e a região passa a oferecer mais empregos.

– O Vale do São Francisco emprega cerca de 240 mil pessoas só na fruticultura – afirma Matsumoto.

Petrolina concentra o terceiro maior PIB agrícola do país, ficando em torno de R$ 658 milhões. A cidade fica atrás apenas de Sorriso em Mato Grosso do Sul e São Desidério na Bahia.

A região possui mais de 50 culturas entre frutas e hortaliças. Mas além da fruticultura, o setor vitivinícola também é destaque internacional, com a produção de vinhos, espumantes e destilados de uva.