Vietnã sacrifica mais de 2,5 mil frangos para combater gripe aviária

Testes foram realizados depois que vários dos animais foram encontrados mortos em uma granja de aves no sul do paísO Vietnã sacrificou mais de 2,5 mil frangos de uma fazenda na região do Delta do Mekong, em um esforço para conter um foco de gripe aviária, informaram nesta quinta, dia 5, autoridades locais.

Os testes foram realizados depois que vários dos animais foram encontrados mortos em uma granja de aves no distrito de Binh Phu, no sul do país, afirmou Thai Quoc Hieu, vice-diretor de saúde animal da província de Tien Giang.

– Mais de 2,5 mil frangos foram sacrificados após terem tido um resultado positivo nos testes para o vírus H5N1 na segunda-feira – disse ele.

O Vietnã registrou um dos números mais altos de mortes humanas por causa da gripe aviária no Sudeste Asiático, com 59 baixas desde 2003, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). A última morte pela doença data de abril de 2010. Na semana passada, a China anunciou a primeira vítima fatal do vírus em 18 meses, o que gerou temores.

– Examinamos a saúde de todas as pessoas que vivem em um raio de três quilômetros da granja – informou Hieu, acrescentando que não foi encontrado qualquer sinal do H5N1 na população local. Segundo ele, a gripe aviária tende a reaparecer quando o clima começa a esfriar na região.

No último final de semana, outros 450 frangos foram sacrificados na província de Hau Giang, no sul do Vietnã, após o vírus também ter sido detectado por meio de testes, revelou uma autoridade veterinária local.