Santa Catarina pretende exportar 40 mil toneladas de carne suína por ano para os EUA

Abertura do mercado norte-americano gera expectativas positivas no EstadoSanta Catarina comemora a abertura do mercado norte-americano para a carne de suínos do Estado. Conforme informações da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), a medida representa reconhecimento para o Estado, além de um recomeço para a indústria. A expectativa do governo catarinense é exportar 40 mil toneladas por ano para o país. Porém, por enquanto, não é possível prever precisamente o volume de negócios ou se haverá aumento na produção ou a ampliação da mão de obra. No

O fato de os Estados Unidos serem líderes no segmento chama a atenção dos representantes do segmento no Brasil. A produção do país, por ano, chega a 10 milhões de toneladas. Destas 900 mil são destinadas à exportação. O presidente do Instituto Nacional da Carne Suína, Volmir de Souza, diz não entender o porquê da adoção da política, uma vez que os EUA são autossuficientes na área.

O anúncio sobre a decisão dos Estados Unidos foi feito nesta terça, dia 10, pelo ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho. Três indústrias do estado estão habilitadas a exportar. Em 2011, o volume de exportações catarinenses chegou a 140 mil toneladas de carne suína.