Produtor de frango deve investir mais para aumentar rentabilidade, diz Ubabef

Consumo brasileiro de carne de frango superou Estados Unidos em 2011O consumo brasileiro carne de frango em 2011 superou pela primeira vez o consumo dos Estados Unidos. Esse dado foi divulgado esta semana pela União Brasileira de Avicultura (Ubabef), entidade que representa as indústrias exportadoras de frango no Brasil. Apesar do aumento no consumo, o mercado para produtor de frango não está favorável. Segundo o presidente da Ubabef, Francisco Turra, o setor tem tido pouca rentabilidade devido aos custos elevados e a instabilidade cambial. Para Turra, o produto

– Há dois, três anos praticamente, os investimentos estão parados, mesmo sendo o setor que mais cresceu. A gente percebe que o clima deveria ser de maior estabilidade – afirma Turra.

Em 2011, o brasileiro consumiu em média 47 quilos, um aumento de 7,5% em relação a 2010. Nos Estados Unidos, o consumo por habitante foi de 44 quilos, de acordo com dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, sigla em inglês).

Segundo Turra, o que favoreceu o aumento do consumo interno foi o crescimento da economia, com maior consumo de proteína nas classes D e E e o preço acessível da carne de frango.

Assista à entrevista de Francisco Turra no Bom Dia Campo: