A Agroconsult prevê, ainda, que a primeira safra de milho será de 36,5 milhões de toneladas, correspondendo a uma elevação de 1,61% em comparação com o ciclo anterior 2010/2011, que foi de 35,92 milhões de toneladas. O resultado, porém, representa uma queda de 9,52% ante a estimativa anterior da consultoria, que era de 40,34 milhões de toneladas.
A consultoria ressalta que os dados são pré-Rally da Safra 2012, expedição técnica que começa na próxima semana. Ao contrário do ano passado, quando os técnicos buscaram no campo as informações que confirmaram uma safra recorde e bastante rentável, nesta 9ª edição o clima é de indefinição.
As seis equipes que integram a expedição percorrerão, entre os dias 16 de janeiro e 22 de março, mais de 60 mil quilômetros e colherão cerca de 1,3 mil amostras nos principais polos de produção de milho e soja do país, passando por 13 Estados, além do Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Piauí, Maranhão, Tocantins e Pará. As regiões visitadas representam 99,4% da área cultivada de soja e 80% da área com milho no Brasil.
A largada do Rally da Safra ocorrerá na segunda, dia 16, em Cuiabá (MT), primeira região com colheita de soja no país. Todos os dados quantitativos e qualitativos colhidos pelo Rally serão processados pela Agroconsult e apresentados no dia 3 de abril, na Federação e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), em São Paulo.