MDA está preparado para atender ao seguro agrícola dos produtores rurais, afirma secretário

Laudemir Müller disse que situação não é a primeira e o trabalho está sendo feito em mutirãoA estiagem no Sul do Brasil já preocupa produtores rurais da região, principalmente nos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Nesse momento, a atenção da agricultura familiar se volta para as negociações envolvendo o seguro agrícola que precisa ser disponibilizado pelo banco para atender ao produtor que teve perdas significativas na sua lavoura. Segundo o secretário nacional de Agricultura Familiar, Laudemir Müller, não é a primeira vez que o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) 

– Estamos absolutamente preparados para essa situação, o seguro agrícola é um instrumento que a gente não gostaria de usar, mas sabemos fazer seguro agrícola, não é a primeira e estamos trabalhando em mutirão – disse Müller.

Segundo o secretário, existem 390 mil famílias seguradas na região Sul do Brasil que contrataram o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e o seguro agrícola. Até o momento, foram feitas 20 mil comunicações de perdas nas lavouras.

– A partir desse momento é feito um mutirão com milhares de técnicos que vão até a lavoura, junto com o agricultor, para identificar exatamente a situação daquela lavoura e o montante da perda. A partir daí se faz todo o processo de indenização dos produtores – disse Müller.

O secretário explica que o agricultor pode acionar o seguro quando as perdas atingem mais de 30% da lavoura.

– A estiagem é um fenômeno que não pega uma lavoura só, pega a comunidade e o município por inteiro. É muito importante que todos os técnicos que identificarem uma perda acima de 30% façam essa comunicação ao agente financeiro – afirma.

Assista à entrevista de Laudemir Müller no Estúdio Rural: