Em março do ano passado, os preços do algodão na bolsa ICE Futures US, em Nova York, atingiram máxima recorde de 227 cents por libra-peso, mas quase extinguiram a demanda global pela fibra e derrubaram os futuros em 37% em 2011. Muitas indústrias cancelaram encomendas de algodão, despertando uma onda de cancelamentos de compras a preços elevados, para entrega neste ano. Os efeitos repercutiram na indústria, reduzindo as margens de lucro de companhias de vestuário, empresas de commodities e indústrias têxteis.
A ICA recebeu um recorde de 242 pedidos de arbitragem em 2011. As indústrias de algodão e comerciantes preferem a arbitragem da ICA em vez da Justiça de cada país, pois os processos costumam correr mais rapidamente, mais uniformemente e são mais baratos.
Na semana passada, o presidente da ICA, Antonio Esteve, disse que um mercado volátil pode danificar seriamente a indústria. “É fácil ceder à atração dos ganhos de curto prazo, mas a história mostra que isso vai criar danos irreparáveis que vão afetar a sustentabilidade econômica de longo prazo da rede de abastecimento de algodão” disse Esteve, em comunicado.
A ICA afirmou que desenvolveu um percurso para que empresas de fiação e corretores de algodão promovam “contratações responsáveis”.