Vendas da Husqvarna para o setor de café crescem com carência de mão de obra

Companhia vê boas perspectivas para o agronegócio brasileiro nos próximos anosLíder no mercado de equipamentos para o setor florestal, a companhia sueca Husqvarna está apostando nas vendas para o segmento de café. A escassez de mão de obra para trabalhar no trato e na colheita dos cafezais eleva a demanda por equipamentos como motosseras, derriçadeiras mecânicas e sopradores. As informações foram divulgadas pelo vice-presidente de Vendas e Serviços da América do Sul da companhia, Eloi Fernandes, que não revela números absolutos, contudo.

– No último ano e meio, as vendas para o segmento café cresceram cinco vezes – afirma.
 
Apesar das incertezas geradas pela crise econômica internacional, a companhia vê boa perspectiva para o agronegócio brasileiro neste e nos próximos anos.

– O agronegócio ainda é uma fatia pequena, mas temos planos de crescer a taxa de dois dígitos nos próximos cinco anos neste segmento no Brasil. Por isso, estamos investindo na expansão da cobertura do país pelos produtos da empresa – diz.

Fernandes espera que, mantido o crescimento da renda do agricultor, ele comece a investir em equipamentos que substituam o trabalho manual.

– Muitos passarão a ser consumidores de máquinas e tarefas manuais serão cada vez mais mecanizadas – avalia.

No setor de grãos, por exemplo, cresce a demanda para sopradores para a limpeza de colheitadeiras. No café, roçadeiras, sopradores (para limpar ruas antes da colheita e revirar o grão no terreiro) e pequenas motosserras (para fazer o esqueletamento do cafezal) estão entre os equipamentos mais vendidos, que substituem parte da mão de obra.

– O setor agrícola vai ajudar a companhia a dobrar o faturamento em 2012, com relação a 2009 – conclui.