Ministério da Agricultura cria Câmara Temática para inspeção de produtos e insumos

Objetivo é ajudar o governo a traçar estratégias para ampliar a fiscalização 

Fonte: Reprodução/Canal Rural

O Ministério da Agricultura criou nesta segunda-feira, dia 28, a Câmara Temática Temporária do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos e Insumos Agropecuários do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa). Nela, representantes do setor público e privado vão traçar estratégias para ampliar a capilaridade da inspeção dos alimentos de origem animal e vegetal. O sistema, segundo o ministério, inclui atividades de sanidade, inspeção, fiscalização, educação sanitária, vigilância de animais, vegetais, insumos, produtos e subprodutos de origem animal e vegetal.

Em nota, o secretário de Defesa Agropecuária, Luís Rangel, considerou o grupo como um apoio importante para dar subsídios à pasta. “Essa é uma iniciativa da ministra Kátia Abreu para coordenar os esforços dos estados, das empresas, do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa) e do ministério. Ela foi constituída para ajudar a institucionalizar o Suasa”, explicou o secretário.

A pasta informou que a câmara será composta por representantes da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), Secretaria de Integração e Mobilidade Social (Sims); Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Associação Brasileira de Municípios (ABM), Confederação Nacional de Municípios (CNM), Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).

O ministério explicou que o Suasa tem colaborado para reduzir a burocracia. A pasta estaria simplificado processos para que os estados e municípios façam a adesão ao Suasa.

“Para vender o seu produto, o agricultor familiar tinha que tirar três autorizações diferentes: municipal, estadual e a federal. Agora é necessário apenas uma autorização. Basta que o pequeno produtor procure a Superintendência Federal de Agropecuária do seu estado”, informou o ministério.