Regiões afetadas pela seca no Rio Grande do Sul comemoram chuva do fim de semana

Precipitações registradas desde a última quinta trouxeram alívio a produtores ruraisRegiões do Rio Grande do Sul atingidas pela seca, como o noroeste, as Missões e o centro do Estado, comemoraram neste fim de semana precipitações que, em alguns casos, foram de volume considerável. A trégua na estiagem renovou esperança, principalmente dos produtores de soja, em período de floração.

Na área central do Rio Grande do Sul, choveu na maioria dos municípios. Em nova Nova Palma registraram-se 120mm no sábado, dia 21.

— Não dá para amenizar completamente a seca, mas deve melhorar as pastagens e a condição da soja, que está em desenvolvimento — comemorou o chefe do escritório da Emater em Nova Palma, Francisco Pozzer.

Em Santa Maria, choveu forte no fim da tarde de sábado e no início da tarde de domingo, dia 22, para alegria do agricultor Clóvis Medina Coden, 57 anos. Até o fim da semana passada, ele previa perder seus 200 hectares de soja. No domingo, depois de 100mm de precipitação, a perspectiva era outra.

— Achei que não conseguiria pagar as contas. Agora, vai dar para quitar as dívidas e pensar no futuro. Agora dá para sorrir — contou.

Segundo o agrônomo da Emater Amauri Coracini, a chuva que atingiu o noroeste do Estado desde a quinta passada, dia 19,  representa uma esperança para a soja e as pastagens que começam a se restabelecer e representar ganho na alimentação dos animais.

— As perdas consolidadas não se alteram, mas a chuva traz a expectativa de melhorias para culturas como o milho, que ainda pode ser plantado, e os pomares, cujas frutas e hortaliças ganham novo vigor — explica Coracini.

Perto de áreas beneficiadas, contudo, houve municípios que não receberam chuva alguma, como Santa Margarida do Sul, perto de Santa Maria. A precipitação também foi quase nula em São Gabriel, onde os produtores projetam perda de 90% na safra do milho.

O alento é que, a partir de agora, o intervalo entre as chuvas deve diminuir. Desta segunda, dia 23, a quarta, dia 25, praticamente todo o Rio Grande do Sul deve receber precipitações.