Paraná volta a reduzir safras de soja e milho após estiagem

Segundo Departamento de Economia Rural, pouco mais de 50% das lavouras das duas culturas têm situação considerada boaO Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura do Paraná, reduziu mais uma vez sua previsão para a safra de verão 2011/2012 de milho e soja do Estado, depois da forte estiagem que atingiu as lavouras no final de 2011 e início deste ano. Em relatório divulgado nesta quinta, dia 26, o Deral estimou a produção da oleaginosa em 11,7 milhões de toneladas, ante 12,73 milhões de toneladas anteriormente. Já a primeira safra de milho foi calculada em 6,05 milhões de toneladas, con

O Deral já havia realizado uma revisão em suas estimativas no início deste mês. Em dezembro, a perspectiva era de 14,1 milhões de toneladas de soja e 7,4 milhões de toneladas de milho. A previsão para a segunda safra de milho, que começa a ser plantada em abril, é de 9,6 milhões de toneladas, acima das 9,3 milhões de toneladas previstas em dezembro.

O órgão também informou que 14% das lavouras de soja e 15% das de milho estão em condições ruins. Em situação considerada boa, estão 55% das lavouras de soja e 54% das de milho. Em relação à comercialização antecipada, 30% da safra de soja e 14% da produção prevista de milho foram negociadas até segunda, dia 23.