Brasil finaliza análise de risco para importação de trigo da Rússia

Critérios técnicos de qualidade e segurança fitossanitária já foram definidosA Rússia tem condições de atender aos requisitos fitossanitários para exportar trigo ao Brasil. A informação foi divulgada nesta sexta, dia 16, pelo Ministério da Agricultura. Segundo o secretário de Defesa Agropecuária, Inácio Kroetz, já foram definidos critérios técnicos que atendem os interesses brasileiros tanto na qualidade como na segurança fitossanitária.

O Brasil apresentou nesta semana em Berlim (Alemanha) o resultado da análise de risco de pragas para importação do cereal daquele país. A missão enviada pelo ministro Reinhold Stephanes e chefiada por Kroetz se reuniu com técnicos e autoridade do Serviço Sanitário e Fitossanitário Russo.

O trabalho da missão brasileira na Alemanha dá sequência à reunião de Stephanes com o ministro de Agricultura da Rússia, Alexey Gordeev, durante visita ao Brasil em novembro de 2008. Os entendimentos contemplam o interesse brasileiro de intensificar o comércio bilateral com o mercado russo, considerado importante para o país.

? A abertura para o comércio do trigo certamente se refletirá no fortalecimento do comércio bilateral em produtos agropecuários ? afirmou o secretário.

A partir do encontro em Berlim, técnicos dos governos brasileiro e russo discutirão temas bilaterais no comércio de produtos de origem vegetal além da importação de trigo. A exportação de soja e farelo de soja brasileiros também estão na pauta.

Em abril, o ministro Gordeev e o chefe do Serviço Sanitário e Fitossanitário da Rússia, Sergey Dankvert, visitarão a Agrishow 2009, uma das maiores feiras agropecuárias do Brasil, realizada anualmente em Ribeirão Preto (SP).

As autoridades russas atenderão a convite feito pelo ministro Reinhold Stephanes na última quinta, dia 15, durante encontro com o embaixador da Rússia no Brasil, Valdimir Tyurdenev.