Proposta de criação de estatal nacional para extensão rural segue para avaliação da Presidência

É consenso entre membros da cadeia produtiva a necessidade de investimento na implementação de pesquisasA subcomissão do leite, criada pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, vai pedir à presidente Dilma Rousseff a criação de uma empresa brasileira de extensão rural, com o objetivo de formar produtores rurais e capacitá-los para utilizar pesquisas e tecnologias de ponta em suas propriedades.

De acordo com o presidente do colegiado, deputado Domingos Sávio (PSDB-MG), há um consenso entre os membros da cadeia produtiva sobre a necessidade de investimento na implementação das pesquisas.

O Brasil possui, segundo Sávio, uma média de produção de leite por vaca ainda muito baixa. Cada vaca brasileira produz, em média, 1.690 litros por ano, enquanto a média anual argentina, por exemplo, é de 5.270 litros anuais, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

O relator da subcomissão, deputado Alceu Moreira (PMDB-RS), disse que deveria haver um técnico agrícola para cada 100 produtores rurais enquanto a proporção atual é de um para cada 1,2 mil.

Subcomissão do leite

A subcomissão do leite foi criada pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural para acompanhar, avaliar e propor medidas sobre a produção de leite no mercado nacional.

A ideia é realizar anualmente conferências estaduais com produtores, cooperativas e indústrias, além de representantes do Executivo e do Legislativo de março a junho e, a cada setembro, promover um evento nacional para estabelecer e revisar um marco regulatório.