A região sudeste plantou 89% da área, ante 78% na semana anterior. Por sua vez, a região oeste implantou 77%, contra 65% no período anterior, e a médio-norte alcançou 73%, ante 46% até 19 de janeiro.
Segundo o Imea em seu boletim semanal, a segunda quinzena de janeiro registrou queda no volume de chuvas, o que favoreceu o avanço do plantio do algodão. “Como a janela de plantio está chegando ao fim, produtores de algodão têm a meta de terminar o plantio nos próximos 15 dias”, disse o instituto, explicando que restam cerca de 124,62 mil hectares a serem plantados.
De acordo com a Somar, as chuvas ininterruptas darão uma trégua nos próximos dias em Mato Grosso, favorecendo os trabalhos de plantio do algodão safrinha. “Ao longo desta semana será observado um tempo típico de verão, com sol e pancadas de chuvas no final das tardes”, disse o meteorologista Marco Antonio dos Santos.
A Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa) ajustou na semana passada a estimativa para a área de plantio em Mato Grosso para 733 mil hectares. Com isso, a produção de algodão em pluma nesta safra está prevista em 1,01 milhão de toneladas, 8,4% a mais do que na temporada anterior.
Comercialização
Segundo estimativa da Ampa divulgada pelo Imea, 48% da safra prevista foi negociada até agora. “Com a produção de pluma estimada em aproximadamente um milhão de toneladas, ainda restam 528,4 mil toneladas a serem comercializadas”, disse o Imea.