Suco de laranja: resposta do governo americano sobre uso de carbendazim deve sair na próxima semana

Manifestação do FDA era aguardada para esta quinta, dia 2Deve sair somente na semana que vem uma resposta do governo americano aos exportadores de suco de laranja do Brasil sobre o uso do fungicida carbendazim. A manifestação era aguardada para esta quinta, dia 2. A associação dos exportadores de sucos cítricos pediu na última semana para a Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês), órgão que regula o comércio de alimentos no país, uma mudança nos critérios utilizados. Atualmente, os Estados Unidos aceitam

Esta semana o FDA pediu informações adicionais e os dados foram enviados nesta quinta pela CitrusBR. Além de estudos técnicos e econômicos, a indústria brasileira apresentou um cronograma aos americanos para que o uso do fungicida seja eliminado no prazo de 18 meses.

Enquanto não há uma resposta ao pedido brasileiro, a determinação americana continua. Nesta sexta, dia 3, o FDA deve divulgar um novo relatório confirmando a rejeição de novas cargas de suco de laranja dos países que utilizam o carbendazim acima do limite permitido.