Mais seis amostras de suco de laranja brasileiro são rejeitadas pelos Estados Unidos

Ao todo, 11 análises do produto nacional foram consideradas fora dos padrões americanos por conter o fungicida carbendazimMais seis amostras de suco de laranja brasileiro foram rejeitadas pelo governo dos Estados Unidos. Ao todo, desde o inicio do mês, 11 análises do produto nacional foram consideradas fora dos padrões americanos por conter o fungicida carbendazim em níveis acima do permitido. Os dados estão no último relatório publicado nesSa quinta, dia 2, pela Administracão de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA).

Os representantes da indústria ainda aguardam com expectativa uma resposta ao pedido de maior tolerância para o suco brasileiro. Enquanto isso, são estudadas formas de substituir o uso do fungicida nas lavouras. A indústria admite que pagará junto com os produtores o aumento de custo que esta mudança deve causar.

O presidente executivo da Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR), Christian Lohbaur, informou que os embarques de suco concentrado para os Estados Unidos estão suspensos até que haja uma resposta do governo americano. A indústria pediu maior tolerância por parte do FDA, para que no prazo de 18 meses o uso do fungicida carbendazim seja eliminado nos pomares brasileiros.

No último relatório divulgado pelo governo americano com data de 2 de fevereiro foi confirmada a presença do fungicida acima do limite permitido em 20 amostras, 11 do Brasil e nove do Canadá. Outras 20 amostras ainda estão em análise e, possivelmente, a maioria seja de suco brasileiro.