À espera da nova safra, movimento de alta enfraquece no mercado de arroz

Entre 30 de janeiro e 6 de fevereiro, indicador ESALQ/BM&FBovespa marcou R$ 27,16 a sacaO movimento de alta nos preços do arroz enfraqueceu na semana passada, segundo pesquisas do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). O Indicador do Arroz em Casca Esalq/ BM&FBovespa permaneceu praticamente estável entre 30 de janeiro e 6 de fevereiro.

Com vairação positiva de 0,15%, o indicador fechou a R$ 27,16 a saca de 50 quilos na segunda, dia 6. Para o cálculo, é considerado o preço no Rio Grande do Sul da saca de 58 grãos inteiros.

De modo geral, muitas empresas consultadas pelo Cepea já comentam que preferem aguardar para negociar apenas após o Carnaval, quando a safra nova deve iniciar com mais força. Assim, unidades vêm utilizando seus estoques próprios neste momento. Vários produtores e corretores, por sua vez, mencionam que aqueles que ainda detêm algum arroz estocado estão aguardando um melhor momento para vender, tendo em vista a expectativa de quebras de safra em algumas regiões.