Agricultor reduz uso de agrotóxicos na lavoura com tela especial

Produtor já era adepto do cultivo protegido, mas ampliou o uso após notar bons resultados na produçãoUma técnica de produção agrícola está sendo utilizada no perímetro irrigado Piauí, no município de Lagarto, em Sergipe, para reduzir o uso de agrotóxicos na lavoura de tomate.

Trata-se de uma área de 6.000 m² de plantação de tomate cultivada sob um telado vermelho, cujos benefícios chamaram a atenção do pequeno produtor rural Gidelson Gonçalves dos Santos durante visita a uma exposição na cidade de Holambra, interior de São Paulo.

Gidelson já era adepto do cultivo protegido, que consiste em criar uma grande barreira contra as pragas ao envolver a lavoura com uma tela de proteção. O agricultor havia feito uso da tecnologia em uma pequena plantação de tomate. Como resultado, obteve plantas de quase dois metros de altura, que desenvolveram talos fortes e frutos vistosos, de cor verde-escura. E o mais interessante: utilizando fertilizante natural à base de algas marinhas e pouco agrotóxico.

O material reduziu o ataque de traças e da mosca-minadora, insetos que costumam fazer estragos nas plantações. Instalada há pouco mais de dois meses, a tela importada de Israel levou cerca de uma semana para ser montada. Gidelson contou com a ajuda do filho e de mais quatro funcionários na preparação de toda a estrutura, que inclui postes de sustentação para o telado e varais para os tomateiros, que direcionam a planta a um crescimento vertical e possibilitam melhor aproveitamento.

Sob a estrutura, são cultivadas três variedades de tomates. A primeira colheita está prevista para o final de fevereiro e a planta continua produzindo até o mês de maio, quando a cultura será retirada e substituída por outra.

– Após esta safra, pretendo dedicar o lote ao cultivo da pimenta jalapeno, uma cultura que eu já planto em outra área. Ela é usada na preparação da famosa pimenta Gota – afirma Gidelson, que comercializa diretamente com uma grande empresa do ramo alimentício.

De acordo com o gerente do perímetro Piauí, Marcos Emílio, a cor vermelha da tela oferece inúmeras vantagens, como o desenvolvimento da planta.

– Trata-se de um material resistente que diminui a luminosidade dentro da lavoura, elimina o ataque de insetos e reduz o impacto da chuva nas plantas. Essa tela filtra o espectro de luz vermelha, favorece a presença de cloroplastos que melhoram a fotossíntese da planta, desenvolvendo bem as raízes e os frutos – explica.