Para ele, há espaço para uma redução expressiva de, pelo menos, ponto ponto percentual na reunião desta quarta, dia 21, do Comitê de Política Monetária (Copom).
? Nossa expectativa é em relação a um corte expressivo que pode chegar a um ponto percentual. Há espaço para isso, sem prejudicar o controle da inflação, que é a obrigação maior do Banco Central ? afirmou Castelo Branco nesta terça, dia 20, durante a divulgação dos dados do Levantamento Indicadores Industriais.
? Se o Banco Central não responder ao que as expectativas apontam, vai haver uma frustração e você pode, possivelmente, precipitar ajustes mais intensos ? argumentou o economista da CNI. ? Ajustes mais intensos que, com certeza, se refletirão no mercado de trabalho ? acentuou.
De acordo com o levantamento da CNI, o faturamento real da indústria caiu 9,9% em novembro de 2008 na comparação com outubro. O emprego, que vinha em trajetória crescente há mais de 30 meses, também foi afetado e registrou, no mesmo mês, queda de 0,6%.