O preço médio do ano ficou em US$ 0,47 por litro, 16% a mais do que em 2007, o que rendeu em torno de US$ 2,425 bilhões a este setor, que duplicou em vendas o volume das exportações de gasolina da Petrobras.
O principal mercado do Brasil -maior exportador mundial de etanol- continuou sendo os Estados Unidos, que recebeu US$ 2,8 bilhões de litros. Também na área dos biocombustíveis, o Brasil pôde substituir a importação de US$ 1,1 bilhão de litros de diesel fóssil graças ao aumento da produção de gasóleo de origem vegetal, segundo o ministério.
A razão foi que em julho do ano passado entrou em vigor a obrigação de misturar 3% de biodiesel no combustível convencional nos postos de gasolina, o que significou uma economia de aproximadamente US$ 976 milhões para a balança comercial do país.
Em números absolutos, a importação de diesel fóssil aumentou 36% em relação a 2007, chegando 4 bilhões de litros, no valor de US$ 4,9 bilhões.