MDA atualiza catálogo de preços dos tratores do Plano Mais Alimentos

Máquinas podem ser adquiridas com deconto de até 17,5% em relação ao valor de fábricaO Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) divulgou nesta quarta, dia 21, preços atualizados para tratores e motocultivadores da linha Mais Alimentos. O reajuste é de 7,55%, abaixo da inflação de custos da indústria fabricante, que girou em torno de 12,4%. A revisão estava prevista no Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o MDA e a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotivos (Anfavea).

Os preços variam de Estado para Estado, porque sobre eles incidem o frete e o ICMS. Para chegar ao cardápio de tratores e motocultivadores, é necessário informar a unidade da federação e se o agricultor familiar é contribuinte ou não do ICMS. A consulta pode ser feita aqui.

No mesmo endereço eletrônico, o agricultor familiar também pode consultar modelos e especificações técnicas dos tratores e motocultivadores incluídos no acordo firmado entre o MDA e a Anfavea. O catálogo traz esclarecimentos, ainda, sobre os procedimentos que devem ser adotados para o encaminhamento da compra.

A comercialização de tratores e motocultivadores com desconto de até 17,5% em relação ao preço de fábrica é parte da estratégia do MDA de aumentar a produção e a produtividade por meio de investimentos na infra-estrutura das propriedades da agricultura familiar. O Plano Safra Mais Alimentos da Agricultura Familiar 2008/09 conta com uma linha de crédito específica com esta finalidade, o Pronaf Mais Alimentos, que concede crédito de até R$ 100 mil, com prazo de pagamento de até 10 anos, até três anos de carência e juro de 2% ao ano.