Agricultura familiar é valorizada na Expodireto Cotrijal 2012

Foco do pavilhão é mostrar a diversificação da produção e as alternativas para geração de rendaAproximar o agricultor familiar de novas tecnologias e valorizar esse público, que faz parte da extensão rural do Rio Grande do Sul. Esse é um dos objetivos que impulsionam a participação da Emater-RS/Ascar na 13ª edição da Expodireto Cotrijal, que ocorre entre os dias 5 e 9 de março, em Não-Me-Toque (RS). Em uma área de mais de dois hectares, local conhecido como o Espaço da Família Rural, a entidade apresenta as suas atividades com foco na agricultura familiar, em especial a diversificação da

No Espaço da Família Rural, os visitantes vão encontrar atividades e informações nas áreas de plantas bioativas, mostrando a utilização das plantas medicinais na saúde animal; secagem e armazenagem de grãos com uso de energia solar; piscicultura; fruticultura e horticultura, com a apresentação de algumas espécies exóticas, como Araruta, Mangarito, Taro, Taioba e Ora-pro-nobis; florestas comerciais, com a produção de mel em bosque de eucalipto; sistema agroflorestal com citros e sistema agrossilvipastoril; produção de carvão e ácido pirolenhoso; erva-mate; eucalipto; pinus; mudas florestais; porongo; móveis feitos de bambu; frutíferas nativas e bovinocultura de leite. Também serão apresentadas as ações desenvolvidas com o Turismo Rural e as oficinas de receitas na Cozinha Didática, que neste ano serão de alimentos à base de abóbora.

Além dessas parcelas, onde os extensionistas e o público têm contato direto, viabilizando a troca de experiências e informações, neste ano estão previstos alguns eventos. Na próxima terça, dia 6, será realizado o 3º Seminário da Agroindústria Familiar, com palestras sobre o processamento artesanal e a previdência social; o Programa Estadual da Agroindústria e o selo Sabor Gaúcho e o Programa Gaúcho de Cooperativismo.

Na quinta, dia 8, haverá o 5º Fórum Florestal RS, promovido pela Emater/RS-Ascar, Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio – Seapa, Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Sindimadeira, Sindimate, Famurs, Embrapa Florestas, Cotrijal e Ageflor. Neste Fórum, serão abordadas questões como o papel das Câmaras Setoriais e Temáticas da Seapa nas Políticas Públicas do Estado; a Cadeia Produtiva da Erva-Mate e a Cadeia Produtiva das Florestas Plantadas. Também na quarta, 7, haverá a 7ª edição do Café da Manhã para a Imprensa e Autoridades.

No já tradicional Recanto Temático será apresentado o sistema cooperativo de produção e distribuição de energia, com o tema: A Energia do Cooperativismo! Os visitantes da feira poderão conferir a história da Coprel, por meio de 18 cenários que irão apresentar diversas situações enfrentadas pelas famílias rurais e, também, pela Coprel, para levar energia a todos os cantos da região. Será um espaço para recordar o passado, conhecer os desafios enfrentados para eletrificar o interior, a diversificação do meio rural com a chegada da energia elétrica, o trabalho da cooperativa para auxiliar no desenvolvimento do campo e as tecnologias utilizadas na atualidade.

O Pavilhão da Agricultura Familiar, inaugurado em 2008, apresenta-se como uma alternativa para o contato direto entre o consumidor e o produtor. Organizado pela Cotrijal, Emater-RS/Ascar e Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, com apoio da Fetag, Fetraf e Via Campesina, contará neste ano com 146 estandes, divididos entre agroindústrias familiares, artesanato e flores e folhagens.