Na Paraíba, os primeiros municípios envolvidos no roteiro são Alagoa Nova, Alagoa Grande, Areia, Bananeiras, Pilões e Serraria. Durante a visita de campo, os fiscais avaliaram cada cidade e suas condições específicas. Além dessas localidades, a rota inclui municípios do interior de Pernambuco e Rio Grande do Norte, totalizando, na Civilização do Açúcar, 20 cidades cheias de história e belezas naturais que prometem encantar os turistas.
Desde 2008, os municípios da Paraíba participantes da Rota vêm recebendo incentivos por parte do Ministério do Turismo e do Sebrae Nacional. O objetivo é envolver os agentes turísticos locais para o melhoramento dos equipamentos turísticos das regiões. As ações focaram na capacitação de gestores públicos, lideranças locais e empreendedores de pequenos meios de alimentação e hospedagem. O governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Turismo, e as prefeituras da região, também foram parceiras nas ações locais.
? Apesar das potencialidades de vários municípios, para vender bem um produto turístico temos que levar em conta a capacidade de atendimento e infra-estrutura, senão corre-se o risco do turista não comprar a idéia ? avalia a consultora do Instituto Marca Brasil, Adriana Girão, justificando o trabalho de capacitações feito anteriormente.
Espera-se que a partir de julho de 2009 as agências de viagem de todo o Brasil estejam comercializando o Roteiro Civilização do Açúcar em forma de pacote turístico, integrando os três estados. A expectativa é que o projeto aumente o faturamento de empreendedores das localidades, cerca de 200 pousadas, hotéis e restaurantes e 50 produtores culturais, em até 20%.