Alguns projetos estão em andamento. Um deles é a construção de um túnel de 1,5 quilômetro por baixo dos trilhos próximo da alfândega, na região central de Santos. Apelidada de mergulhão, a obra deve eliminar o cruzamento e agilizar o tráfego.
De acordo com o gerente de Mercado e Promoção da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Wagner Moreira Gonçalves, o projeto está em fase de licitação e deve ficar pronto entre 2012 e o primeiro semestre de 2013. Na avaliação da Codesp, o problema não é com a estrutura, e sim com o mercado, que compromete a logística antes do produto chegar ao porto.
Especialista em portos, Marcos Vendramini diz que é preciso investir pelo menos R$ 150 milhões por ano em Santos para atender a demanda. Na ultima década, foi registrado um crescimento de 10% ao ano na movimentação de cargas no porto. Isso significa pelo menos 12 mil carretas a mais por mês ou 500 por. Dentro do porto não há problema em atender tudo isso, afirma o especialista.
– O governo tem que fazer a parte dele, com acesso ao porto. Um acesso rodoviário, e embarcadores que utilizem mais ainda o modal ferroviário – avalia.
Consultor em logística de transportes, Hermann Marx vê outra solução. Diz que é preciso pensar numa alternativa que não dependa tanto do porto de Santos. É o que ele chama de diversificar.
– Uma carga, por exemplo, de Mato Grosso, se fosse em linha reta, poderia sair ali no meio do Brasil. Hoje ela tem que vir para Santos ou até Paranaguá pra ser escoada. Portanto o caminho é muito maior, e o caminho sendo muito maior, o gasto é muito maior – analisa.
Desempenho atual
O Porto de Santos registrou um dos maiores aumentos nos volumes de exportação de soja no início deste ano. Só em grãos, foram mais de 1.200 % em janeiro em relação ao mesmo mês de 2011. No total, foram 400 mil toneladas, das quais 322 mil foram em grãos. Em janeiro de 2011, foram embarcadas somente 24 mil toneladas. Ou seja: o aumento chega a 14 vezes.
– Como no ano passado, em 2011, nós tivemos uma safra recorde de 75 milhões de toneladas, alguns produtores ainda tinham soja estocada e puderam vender agora na entressafra, onde os preços são mais elevados. Além disso, a questão cambial, o dólar também se apreciou neste mês de janeiro e em fevereiro e isso favoreceu as vendas externas – explica Wagner Moreira Gonçalves.
Com tamanho movimento, já se fazem simulações para o ano todo. A previsão é de que o porto feche 2012 com volume de 12.195.260 toneladas.