Brazil Trade Shows foca no setor de alimentos para ampliar negócios em 2009

Grupo tem entre metas atrair para a América Latina feiras europeiasEspecializado em eventos e publicações de negócios, a Brazil Trade Shows (BTS) planeja fechar 2009 com crescimento de 25%, por meio da expansão da indústria de alimentos no país e na atração para o Brasil de feiras de negócios da Europa.

Com isso, a previsão é alcançar um faturamento de R$ 44,5 milhões neste ano. Marco Antônio Mastrandonakis, superintendente da BTS, explica que a crise financeira que ameaça o desempenho da economia não deve representar um entrave para a expansão do grupo. Os negócios da BTS estão baseados no setor de alimentação, que deve crescer pelo menos 6% no Brasil este ano, segundo o executivo.

? Não há uma crise dos bens de consumo, como os alimentos ? explica Mastrandonakis.

Outro ponto que deve sustentar a expansão da empresa é a atração para a América Latina de feiras europeias de negócios, afirma o superintendente, sem antecipar quais eventos ganharão versões regionais. A estratégia, segundo o executivo, deve ganhar força com a crise internacional, já que o mercado brasileiro, que tem perspectiva de crescimento, se torna mais atrativo para empresas da Europa e dos Estados Unidos, onde a expectativa é de retração na economia.

? Os países em desenvolvimento vão avançar neste ano, e os nossos produtos (feiras e publicações especializadas) são portas de entrada para o negócio de alimentos na América Latina ? observa.

A BTS prevê um público total de 650 mil executivos nas seis feiras programadas para 2009, reunindo visitantes de mais 60 países. Em alguns dos eventos, a presença de estrangeiros supera os 20% do público total.

Site segmentado é alternativa de atuação

Além da organização de feiras e edição de publicações, o grupo criado em 2007 pelo fundo DLJ South American Partners atua na manutenção de sites segmentados e eventos como o III Copa Brasileira de Pizzarias, que teve uma etapa realizada nessa segunda, dia 26, na Sociedade Germânia, em Porto Alegre (RS). O certame selecionou duas pizzarias do Rio Grande do Sul para participar da final, em junho, em São Paulo.

? Além de desenvolver conteúdo para divulgar o setor durante todo o ano, formatamos eventos para disseminar informações e debater tendências ? enfatiza Mastrandonakis.

Entre as feiras organizadas pela BTS estão a Fispal Food Service, de produtos para empresas como restaurantes e lancherias, e a Fispal Tecnologia, voltada para a indústria de alimentos e bebidas, que movimentou R$ 4 bilhões em 2008. Neste ano, as duas ocorrem em junho, em São Paulo.